quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tutorial - Concept Art or Fantasy art - Color sketch - Starship

Alou, segue um tutor  artesanal  de arte conceitual, esboço de cor, para contribuir com o meio, já antecipo as desculpas por estar em português e as imagens estarem pequenas, tirei fotos em baixa resolução, mas acho que dá pra seguir e entender,.depois organizo melhor!,.abraços

Aqui segue o texto original em português e só copiar pra um tradutor em outra língua,.
** Here is the original text in Portuguese and only copy to user a translator in another language,.


Aqui, apresento um sketch de cor estilo concept art, essa arte é muito usada na indústria de games  e cinema, hoje já está atingindo muitas áreas e países como a ásia, vem chegando aos poucos no Brasil,.eu já uso a anos uma intus 4, mas resolvi fazer um tutor artesanal mesmo.
Peço desculpas pela imagens pequenas, tirei fotos em baixa resolução, tudo foi feito em 2 horas pelo que lembro, pois é quase um sketch de cor,.,., os materiais: - lapiseira 0,9 mm,  lápis de cor (destes baratinhos) aquareláveis, um pincel pelo de marta nº 02, um guache branco da talens( para detalhes e fumaças), um rotulador color grey  30%,prismacolor para áreas de sombra e lápis pasteis secos no fim para atmosfera..hã uma borracha plástica... e o papel, destes bem simples, 63 gm,.mas melhor de 100 pra cima liso.
01 – Primeiro desenhei em traços livres as formas, (nave, montanhas), observei a perspectiva e composição, linhas de ação, tudo foi feito com lápis de cor aquarelável,  fui fazendo por camadas, e usando traços irregulares  depois com uma caneta waterbrush, fui  aquarelando e definindo as áreas.(setas em verde são a direção das luzes, em azul projeção das sombras)
02 – Detalhe das luas, a iluminação vem de 2 pontos um mais a direita que não aparece , um suave central e a atmosfera  esverdeada mais baixo tom ainda e claro cada ponto luminoso gera um reflexo e uma sombra suave,
03 – Rochedos,  pincelas em cima dos traços, o segredo esta nas pinceladas, tem que ser rápidas e seguindo a fiada da água.
04 – Com o  pincel , brancos, luzes, combustão(detalhe a  fumaça é feita com o pincel bem seco )
05 – (Essa imagem está terrível), bom, a nave de fundo já começa a aparecer, luzinhas e tudo!
06 – Aqui mais um detalhe do rochedo, sombra na atmosfera nas pedras e coloquei uns carinhas para dar uma noção de escala, em concept  se usa muito a escala humana mesmo, sempre tem isso em desenho arquitetônico também.
07 – Detalhe da turbina, ( o lance com o pincel que falei para dar o efeito de turbina).
08 – Iluminação, os Bounces, rim lights da vida, reflects, algumas  sombras com o rotulador cinza,.mas, só na nave a na montanha,.
09 – Chegamos ao fim da pintura, passei um pastel seco ,.branco, amarelo, cyano,para dar um efeito de atmosfera, para dar profundidade, ressaltar a fumaça e diminuir os defeitos, bom espero que tenham gostado, bom estudo!,.

Nenhum comentário: